Menu

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Como gostar de Ler?

Tem muita gente por ai que admira o hábito da leitura, porém não consegue adquiri-lo, a esses vão algumas dicas para poder entrar nesse mundo de descobertas numa boa, sem ler algo á força, ou coisa do tipo.


1ª Dica -  Não Exagerar no começo 

Primeiramente se você é novo no mundo literário não é bom começar com exageiros, começar a ler é como começar a fazer qualquer outra coisa... academia por exemplo. Não se pode começar se exercitando com muito peso, começamos com o mínimo até que nosso corpo acostume com o peso e assim então podemos ir aumento de acordo com as nossas limitações.Com a leitura é a mesma coisa! Como não somos acostumados não vamos começar a ler com um livro de 500 páginas... Será muito cansativo, ainda mais se o livro não for de um tema que agrade muito.

2ª Dica -  Escolher livros que te agradem

Para o primeiro livro não adianta escolher um almanaque de 500, 600 páginas que não vai adiantar nada, você não vai ler nem a metade do livro e já vai desistir de tudo isso... Mas, além disso, um grande fator para você leitor, é escolher um livro que conte sobre algo que você realmente goste assim você vai ficar preso na leitura, sempre interessado no que irá acontecer nos próximos capítulos. Uma boa também é ler um livro que deu origem á uma série de filmes, ou á um filme que você goste, assim você vai ler algo que realmente lhe interessa, e vai notar as diferenças do filme para o livro, e do livro para o filme, com certeza, pelo menos na maioria das vezes o livro vai ser mais abrangente, contendo mais detalhes e até mesmo acontecimentos ou características importantes do personagem que você não sabia... Essas diferenças vão lhe mostrar que o livro é muito mais completo, e te despertar, quase sempre, mais vontade de ler.

3ª Dica - Leia na hora Certa

Se você teve um dia muito cheio e não teve tempo de ler seu livro hoje como normalmente faz nos espaços de tempo, nada de ler na última hora do dia, quando já está com a cara inchada de sono e sem foco na leitura. Mesmo que você queira muito saber o que vai aconteceu nas próximas páginas do seu livro, não compensa ler com sono, além de ler correndo para acabar logo , você vai esquecer facilmente do que leu e na maioria das vezes vai perder a vontade na primeira página, pois está com sono, e fazer qualquer coisa com ele se torna maçante !

4ª Dica  - Leia no lugar Certo

É bom ler onde você se sente confortável realizando o ato, de preferência em lugares mais quietos que o possibilitem entender o livro sem desviar sua atenção. Os lugares mais comuns pra ler são o quarto, ou a sala quando se está sozinha (o) em casa, ou seu pai está dormindo, como acontece na maioria das vezes comigo. Mas se vai á algum lugar que exija fila de espera, como médico, é sempre bom estar com o livro em mãos, geralmente esses lugares costumam ser bem silenciosos, além de quase sempre terem um ar condicionado para acompanhar nossa leitura.

5ª Dica -  Não crie expectativas 

Geralmente quando alguém lhe indica um livro, diz que o livro é lindo, perfeito, tudo de bom e coisa e tal. E na hora de ler, você vai ler o livro achando que ele é perfeito, lindo, tudo de bom e coisa e tal, mas se surpreende, porque você esqueceu que cada um tem sua opinião, talvez o livro ao ser ver não seja tudo isso, mas você vai lê-lo até o fim procurando a perfeição, a boniteza, e coisa e tal, esquecendo que pode não achar.. Ai pode se decepcionar e se constranger com isso... Então, não leia um livro afim de encontrar a página da perfeição que todos falam, mas leia um livro afim de compreender seus defeitos e suas perfeições, sem esperar demais e sem esperar de menos, apenas leia !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!